A ERA DO CONHECIMENTO
A partir do Século XX e após as duas grandes guerras e a Europa vencida, outras duas potências vencedoras disputaram uma corrida tecnológica que desencadeou o surgimento da Era do Conhecimento e da Informação, com o desenvolvimento da ARPANET, uma das primeiras redes da história da Internet atual, em 1969, mas que não ganhou interesse público até 1980, quando surgiu o projeto “World Wide Web” que foi expandida ao público de forma surpreendente, fazendo com que não existam mais fronteiras na revolução tecnológica. Em todo o mundo surgem novas idéias, qualquer pessoa pode captá-las. É preciso novas idéias a partir das velhas, pois tudo fica obsoleto muito rapidamente. Na Era do Conhecimento, quanto mais compartilho, mais eu aprendo... É necessário quebrar paradigmas.
Como diz Lemos(1999), “Uma grande e crescente proporção da força de trabalho passou a estar envolvida na produção e distribuição de informações e conhecimentos e não mais na produção de bens materiais, gerando reflexos no crescimento relativo do setor de serviços, frente ao industrial.”
Esta difusão expande a troca de informações dentro da empresa e fora dela, com outros que detenham os conhecimentos específicos fazendo com que o Conhecimento e a Aprendizagem passem a ser a chave e o principal recurso que afeta a economia e a sociedade como um todo.
Há que se destacar aí o rápido e desordenado crescimento da Educação a Distância, no Brasil, com grande oferta de cursos e demanda de alunos. O Brasil não quer buscar lá fora o modelo para EaD e vem fazendo adaptações do Ensino Presencial para esta nova modalidade de Ensino.
São grandes os desafios, pois não basta adaptar o modelo pedagógico, é necessário também a adaptação do espaço físico e as formas de comunicação. Com o advento da web 2.0 já é possível apresentar ambientes virtuais com interatividade, fluxos, possibilidades de atuação colaborativa, possibilidades de navegação entre idéias e conteúdos, beleza e organização que aguçam os sentidos dos alunos motivando-os para a construção do conhecimento coletivo.
A SEGUNDA GERAÇÃO WORLD WIDE WEB
O que antes, com o advento da web 1.0, eram produções unilaterais, a partir de 2004, com o advento da web 2.0, a comunicação para a ser bilateral formando uma rede de interações com o uso de ferramentas que possibilitam a troca, compartilhamento e a reutilização das informações tornando o ambiente on-line um espaço, agora, mais apropriado para a utilização por professores em seus cursos, garantindo a interatividade necessária.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LEMOS, C. Inovação na Era do Conhecimento, in Informação e Globalização na Era do Conhecimento, organizado por Helena M.M.Lastres e Sarita Albagli,. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999, 318 p.
CURSO PIGEAD. Marins V. e Costa R. M. C., Aula 4a – Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática.
MAPA MENTAL, em http://www.mindmeister.com/pt, acessado em 01.05.2011.
Vamos exercitar o trabalho colaborativo?*Abaixo você encontrará uma das ferramentas que mais me atrai na web 2.0, o MAPA MENTAL.
*Registre-se em MindMeister e colabore com a construção deste mapa, pois poderá ser utilizado por Professores para recuperação da informação sobre ferramentas web 2.0.